Artigo publicado em 2020 na TEAR- Revista de Educação, Ciência e Tecnologia.
Autores:
Greyce da Silva Rodrigues- IFRS Campus Porto Alegre
Luciano da Silva Rodrigues- IFRS Campus Porto Alegre
Silvia de Castro Bertagnolli- IFRS Campus Porto Alegre
Marcelo Augusto Rauh Schmitt- IFRS Campus Porto Alegre
Josiane Carolina Soares Ramos Procasko- IFRS Campus Porto Alegre
Este artigo tem como objetivo apresentar um modelo de jogo de RPG educacional chamado The Legend of Creative Learning, que foi utilizado como estratégia pedagógica para fomentar a aprendizagem criativa na sala de aula. Para tal, são apresentadas as bases teóricas do trabalho referentes às temáticas do presente estudo. O delineamento metodológico é de caráter qualitativo apoiado nos procedimentos de pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação para compreensão dos fatos vivenciados. A partir dos estudos teóricos realizados, foi desenvolvido um modelo de jogo de RPG, o qual encontra-se disponível para a utilização em sala de aula. A coleta de dados foi realizada através das produções textuais construídas durante a prática pedagógica com os estudantes, bem como pelo questionário avaliativo respondido por eles. Os resultados desta investigação apontam que a forma de abordar os conteúdos programáticos através do jogo podem aumentar as chances de engajar os alunos, pois utilizam o lúdico para favorecer a aprendizagem e desenvolver a criatividade.
Para acessar o texto completo clique aqui.